terça-feira, 27 de março de 2012

Tempestade em Curitiba e região próxima hoje de madrugada

Entre o final da noite de ontem e o início desta madrugada, uma tempestade forte atingiu a área da cidade de Curitiba e cidades próximas. Essa tempestade se densenvolveu dentro do ambiente de uma frente fria que avançou nas últimas horas pelo Sul do Brasil e ainda está passando pelo Paraná na manhã de hoje. A imagem do satélite GOES mostra o momento em que a tempestade estava sobre a região de Curitiba.


Entre a meia-noite e as três horas da manhã de hoje, a Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT) detectou pouco mais de 400 descargas atmosféricas (raios) na área mostrada na figura a seguir.


Mas o que chamou a atenção nesta tempestade foi a atividade de descargas atmosféricas intra-nuvem que ela proporcionou. Os clarões dos "flashes" eram intensos e simultâneos, mostrando que a atividade elétrica que efetivamente não atinge o solo é muito maior que esta.
A intensa atividade dessas descargas pode ser vista nos registros de campo elétrico atmosférico obtidos pelos field-mills que são parte da REMCEA, instalados em Curitiba e nas proximidades. Pudemos observar picos de campo elétrico superiores a 10.000 V/m, mostrando o quanto o campo elétrico foi perturbado pelos centros de carga existentes nesta tempestade.







Para quem gosta de observar esse tipo de fenômeno, foi um belo evento ocorrido nesta madrugada.

Nenhum comentário: